A ExpoFlorestal apresenta, oficialmente, a próxima edição numa conferência de imprensa marcada para esta segunda feira, dia 17, às 10h30, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.
O encontro contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e revelará as principais linhas estratégicas e novidades do evento, que regressa em 2026 com foco no futuro da gestão florestal em Portugal.
Carlos Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha; Luís Sarabando, Organização da ExpoFlorestal e José Gaspar, CTO da ForestWISE acompanham o secretário de estado neste momento de lançamento da próxima edição da Expoflorestal.
O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo associa-se às comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, com atividades dedicadas aos mais novos e um espetáculo que combina magia e ciência.
As celebrações estão agendadas para a tarde de 22 de novembro, no Laboratório das Artes - Teatro da Vista Alegre.
Entre as 14h30 e as 17h30 decorrem diversas atividades ligadas às diferentes áreas das STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e para as 17h30 está marcado “Efeitos mágicos que a Ciência explica!”, um espetáculo com Filipe Monteiro e Maria José Alves, que “combina magia e ciência, em que tudo o que se vê no palco é bem real e até se pode explicar que não perde a graça!”.
Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados na Casa da Cultura de Ílhavo ou na Fábrica das Ideias, a partir de 18 de novembro, ou no Laboratório Artes Teatro Vista Alegre, no dia do espetáculo.
Este ano, o Estaleiro alargou as comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica às escolas do município, com a atividade “Ozobot vai à Escola!”, dirigida aos alunos do 4.º ano de escolaridade.
O Dia Nacional da Cultura Científica comemora-se, desde 1996, no dia 24 de novembro, assinalando o nascimento de Rómulo de Carvalho, como forma de enaltecer o seu trabalho enquanto professor de Física e Química, divulgador do ensino das ciências e da cultura científica em Portugal.
A Altice Labs distingue estudantes universitários na 2.ª edição do Prémio “Reconhecimento Alcino Lavrador”.
Galardão pretende destacar jovens talentos pelo percurso de excelência e reforça a ligação entre a academia e a indústria tecnológica.
Cerimónia esta segunda, dia 17 de novembro, pelas 17 horas, em Aveiro.
Nesta edição, foram galardoados doze estudantes finalistas de Licenciatura e Mestrado provenientes de doze instituições de Ensino Superior portuguesas.
Os jovens talentos foram selecionados pelo seu percurso académico e pelo potencial de inovação nas áreas das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Como forma de reconhecimento pelo seu contributo para o futuro da transformação digital, os alunos distinguidos receberam um certificado de mérito e um prémio monetário, tendo sido entregue um valor total de 32.500€.
“Estes jovens representam o melhor da nova geração de talentos nacionais, destacando-se pela criatividade, rigor e compromisso com a inovação”, afirma Paulo Firmeza, Diretor-Geral da Altice Labs.
“A sua dedicação e visão são a força motriz de um futuro mais digital, mais sustentável e mais humano.”
Criado pela Altice Labs em 2024, em articulação com o MEO, o Prémio “Reconhecimento Alcino Lavrador” presta homenagem ao legado de inovação, liderança e visão de Alcino Lavrador, ex-Diretor-Geral da Altice Labs.
A distinção simboliza também o compromisso contínuo da empresa com a valorização do talento jovem e o fortalecimento das pontes entre a academia e a indústria tecnológica.
A Câmara de Ílhavo já comunicou às associações de pais que vai vigorar um regime transitório até final do ano letivo para acesso dos alunos não inscritos nas AEC`s à componente família.
Os alunos não inscritos podem ser acolhidos pelos serviços a cargo das associações de pais que vão suportar esse custo.
Resultado de uma reunião mantida pela vice presidente da Câmara e vereadora do pelouro, seguindo a sua própria recomendação, apresentada em período de campanha eleitoral.
Na altura tinha sugerido regime transitório para evitar perturbações no sistema em pleno ano letivo.
Eugénia Pinheiro reuniu com as direções de agrupamento e anunciou as conclusões às associações de pais.
A comunicação já foi feita e encerra, para já, a polémica que marcou o início do ano letivo.
Muitas das famílias não aceitavam que os filhos não inscritos tivessem de deixar a escola, no final da atividade letiva, pelos incómodos para as famílias e pela surpresa na alteração do modelo que procura responder a imposições legais.
Com este regime transitório, a polémica verificada no agrupamento de escolas de Ílhavo termina e aguarda pela definição de um modelo estruturado e pronto para vigorar a partir do ano letivo 2026/2027.
O Festival Gastronomia de Bordo está de regresso, de 28 de novembro a 8 de dezembro, com menus identitários na restauração de Ílhavo.
Trata-se de uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, território cuja identidade está profundamente ligada à pesca do bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte.
Os restaurantes participantes apresentam 16 menus especiais, que celebram a gastronomia de bordo das cozinhas dos navios bacalhoeiros.
Durante 11 dias, apresentam propostas inspiradas nas receitas confecionadas em alto-mar, recriando a essência da gastronomia de bordo com pelo menos três pratos ou entradas dedicadas ao tema.
As ementas especiais incluem tanto abordagens tradicionais – como as pataniscas, a chora, o bacalhau com grão e chouriço e a feijoada de samos – como novas criações que reinventam a gastronomia de bordo, entre elas salada de ovas de bacalhau, samos de bacalhau ou massada de bacalhau com cricos. Os menus podem ser desfrutados individualmente ou como experiência partilhada entre duas pessoas.
Como forma de valorização do património cultural, o Município de Ílhavo oferece aos clientes do Festival Gastronomia de Bordo um voucher de entrada gratuita no Museu Marítimo de Ílhavo ou no Centro de Religiosidade Marítima.
Restaurantes participantes: A Praia do Tubarão, Bela Ria, Binho Wine Bar (novo espaço), Bronze Seafood & Lounge Bar, Canastra do Fidalgo, Clube de Vela, Dona Mena, Duna do Meio, Estrela do Mar, Maradentro, Marisqueira Costa Nova, Marisqueira da Barra, O Gafanhoto, Peixe na Costa, Praia do Farol e Taberna Nobe.
As experiências gastronómicas podem ser consultadas em www.visitilhavo.pt.
Como complemento ao Festival Gastronomia de Bordo, também nesta altura, de 4 a 7 de dezembro, decorre o Leme – Festival de Circo Contemporâneo, em Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre; e os Concertos no Natal, de 9 a 11 e de 16 a 18 de dezembro, nas Igrejas Matrizes do Município de Ílhavo.
A associação Gerações Altruístas anuncia a realização do 42º Festival Nacional da Canção da Murtosa.
O evento está marcado para este domingo no Salão da Junta de freguesia do Bunheiro, na Murtosa.
Este festival reúne intérpretes de todo o país, celebrando o talento musical português e promovendo a criatividade e a cultura.
“Ao longo das suas 41 edições anteriores, o evento tem sido um verdadeiro palco de revelação de novos artistas e um ponto de encontro para amantes da música”, revela a organização.
Matosinhos recebe, este sábado, o 4.º Congresso da Pequena Pesca.
Evento realizado no âmbito da semana do mar 2025 promovida pelo Ministério da agricultura e mar, organização a cargo DA DOCAPESCA, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e apoio da WWF Portugal.
Evento decorre na Aantiga Fábrica de Conservas Vasco da Gama, em Matosinhos.
O Congresso contará com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, e do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, bem como de associações do setor da pesca, armadores, pescadores, representantes de entidades públicas e investigadores.
Integrado na Semana do Mar 2025, promovida pelo Ministério da Agricultura e do Mar, o Congresso da Pequena Pesca tem como objetivo valorizar o setor da pequena pesca, promover a partilha de conhecimento e boas práticas, aproximar o setor das entidades da Administração Pública e debater os desafios e oportunidades que se colocam a este segmento essencial da economia do mar, com enfoque nas dimensões económica, ambiental, social e tecnológica
Em destaque temas como o acesso aos fundos europeus e o Programa Operacional Mar 2030; a segurança marítima e a melhoria das práticas a bordo; a inovação e transição digital e ambiental na pequena pesca e o papel dos jovens pescadores e a renovação geracional.
Durante o evento será igualmente inaugurado o Gabinete de Apoio ao Pescador, nas instalações da Lota de Matosinhos, pelas 12h00.
O Illiabum recebe o Ginásio em jogo da Proliga no fim de semana de jornada dupla com campeonato e Taça de Portugal.
Em 24 horas são dois jogos frente à equipa da Figueira que luta, tal como o Illiabum, pela fase de subida.
Duas equipas encontram-se empatadas no segundo lugar a um ponto do Póvoa na zona Norte.
O jogo deste sábado, para o campeonato, é em Ílhavo, às 18h, e o de amanhã, para a Taça, é em Montemor, às 18h30.
Na Taça, o Beira-Mar recebe o Famalicense.
A equipa de Aveiro que joga hoje para o campeonato nacional da I divisão (terceiro escalão), no pavilhão da Universidade, em dérbi regional, amanhã recebe o FAC em jogo da Taça às 18h no Aristides Hall.
Este sábado há jogos da Liga.
Em Oliveira de Azeméis destaca-se o dérbi entre Oliveirense e Esgueira às 16h.
Antes disso, às 15h, defrontam-se Vitória e Ovarense e às 14h30 o dérbi Benfica-Porto.
Jorge Almeida afirma-se “grato” pelo “crédito” dos autarcas da região de Aveiro que decidiram a sua eleição para o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
O autarca de Águeda mantém-se no cargo depois da eleição realizada pelo conselho intermunicipal.
“Aceitei o desafio por convicção, muito grato pelo crédito de todos e assumindo a responsabilidade de ser sempre digno de tal. É um grande desafio, sobretudo porque se trata duma grande Região, onde o que está verdadeiramente em jogo é a confiança. Confiança nas instituições, nos seus representantes, na capacidade do sistema político de responder aos desafios reais: saúde e educação, habitação, ambiente, mobilidade…”
Jorge Almeida aponta para a importância de manter viva a descentralização e aprofundamento dos poderes locais.
“Porque a descentralização, tantas vezes prometida e adiada, continua a pairar como promessa não cumprida. E enquanto isso, as Câmaras lutam com orçamentos apertados, burocracias labirínticas e uma crescente exigência dos cidadãos”.
Numa mensagem em que acentua a importância do trabalho conjunto, Jorge Almeida diz que a chave para o sucesso estará na coesão.
“Hoje mais que nunca, é tempo de partilhar escolhas e caminhos, com pragmatismo, com confiança cívica, com a participação de todos e até com alguma indiferença pelas fronteiras físicas e pela soberania de cada um”.
O autarca de Águeda destaca o trabalho em rede e a aposta em “projetos comuns”.
“Sem rivalidades e sem conflitos ideológicos, com o exemplo primeiro dos Presidentes de Camara, respondemos mais facilmente aos problemas de toda uma região, criando uma nova visão de governança para os próximos anos, onde os municípios são sem duvida, a melhor esperança de democracia neste mundo globalizado”.