A Mercentro apresenta em Aveiro o novo CLA 100% elétrico da marca alemã Mercedes-Benz.
O concessionário oficial apresenta a viatura no dia 16 de Outubro às 18h30 nas suas instalações.
A animação ficará a cargo da LES A LES, banda aveirense composta por Vítor Hugo (voz, guitarra e teclados) e Carlos Lázaro (voz, teclados e percussão).
O grupo, conhecido pela fusão de música eletrónica e poesia em sonoridades urbanas e experimentais, promete transformar a apresentação num espetáculo memorável, reforçando o compromisso do evento em apoiar e valorizar os artistas locais.
O novo CLA 100% elétrico marca o início da nova era para a Mercedes-Benz.
Neste evento os convidados irão ter a oportunidade de conhecer em exclusivo a nova geração de automóveis elétricos desenvolvidos pela inovadora plataforma MMA da Mercedes-Benz.
A noite de apresentação na Mercentro será muito mais do que um lançamento automóvel: será uma verdadeira celebração da inovação e da excelência tecnológica.
O evento vai decorrer sob um conceito definido pela marca alemã e desenvolvido em específico para o novo CLA.
Com este modelo, a Mercedes-Benz reafirma o seu compromisso com a mobilidade de vanguarda, o design inteligente e a eficiência tecnológica, oferecendo experiências de condução mais sustentáveis, tecnológicas e emocionantes.
O CLA distingue-se pela autonomia, eficiência de consumo e velocidade de carregamento, características pioneiras que prometem redefinir as regras da mobilidade elétrica, ideal para quem procura um veículo elétrico de luxo, moderno e inovador.
A Mercentro é o concessionário oficial Mercedes-Benz em Aveiro, com uma longa trajetória de excelência no setor automóvel.
A Universidade de Aveiro (UA) recebe pela primeira vez o Festival Política, nos dias 15 e 16 de outubro, num programa de entrada gratuita que cruza humor, reflexão e participação cívica.
O ilustrador e humorista Hugo van der Ding, a performer e comunicadora Beatriz Gosta e o investigador e especialista em estudos urbanos António Brito Guterres preparam-se para subir ao palco para envolver a comunidade numa reflexão crítica e participativa sobre cidadania, igualdade e justiça social.
O Festival abre a 15 de outubro, às 21h30, no Auditório Renato Araújo, com o espetáculo de Hugo van der Ding, “O que importa é participar”, onde o autor vai realizar uma viagem humorística pela História de Portugal recordando episódios insólitos de revoltas, greves e lutas populares.
A sessão (M/16) terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e requer reserva na BOL.
No dia seguinte, a 16 de outubro, António Brito Guterres propõe uma oficina de cartografia representativa da cidade de Aveiro à luz das tendências globais.
O encontro decorre a partir das 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
A inscrição é obrigatória através de envio de email para scirp@ua.pt indicando nome, contacto telefónico e a indicação da existência ou não de algum condicionamento na mobilidade ou necessidade de Língua Gestual Portuguesa.
A lotação está limitada às primeiras 30 pessoas a enviarem mensagem.
No Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA), a partir das 19h00, António Brito Guterres vai falar sobre "Cidades: espaços de desigualdade e resistência".
A inscrição na conferência está limita a 70 pessoas.
O encerramento do Festival Política estará a cargo de Beatriz Gosta, que a 16 de outubro, às 21h30, sobe ao palco do Auditório Renato Araújo.
Num espetáculo de humor (M/16), igualmente acessível em Língua Gestual Portuguesa, a artista abordará temas como feminismo, discriminação e preconceito, partindo das inquietações que atravessam também o seu mais recente trabalho, Resort.
A Associação “Os Ílhavos” promove, no próximo fim de semana, o 37º Concurso Nacional de Pesca Desportiva de Mar – Surfcasting.
Prova está agendada para domingo, dia 5 de Outubro, e mobiliza pescadores lúdicos para uma jornada desportiva nas praias da Barra e Costa Nova.
Aberto a pescadores federados e não federados, este concurso decorre na disciplina de pesca de fundo (Surfcasting) e será disputado em formato individual e coletivo.
As inscrições podem ser formalizadas até dia 3 de Outubro.
No domingo, a concentração será às 06h30, com início da prova às 08h30, seguida de almoço, divulgação de resultados e entrega de prémios na sede da ACD “Os Ílhavos”.
Trata-se de uma prova com tradição e que faz parte do plano de atividades de “Os Ílhavos”.
Ílhavo assinala o Dia Internacional do Idoso com o lançamento da programação da Maior Idade para o último trimestre do ano.
Os três equipamentos municipais do programa (Laboratório do Envelhecimento, Fórum Maior Idade e Sala Estar) apresentam uma agenda com marcas de “cultura, ciência, convívio, tradição, inovação e solidariedade”.
O Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, será, uma vez mais, um espaço de produção de conhecimento.
Além de acolher regularmente dezenas de investigadores portugueses e estrangeiros, incluindo investigadores ingleses que desenvolvem trabalhos inovadores na área da saúde e do envelhecimento, o Laboratório organiza iniciativas culturais como o Ciclo de Cinema “Persistência na Paixão” (3 a 7 de novembro), a Exposição “Barro de Saudade” (2 a 12 de dezembro) sob orientação da investigadora Adela Pakandlova, com obras criadas por pessoas em processo de luto, e a Oficina de Bordado Palestiniano – Tatreez (20 de novembro), orientada por Rita Alsalaq, que dará a conhecer esta arte ancestral e identitária.
Este espaço recebe ainda apresentações como a mostra de cachecóis multicolor e o lançamento de peças de roupa para animais abandonados do CROACI (26 de novembro e 4 de dezembro), em resultado do trabalho desenvolvido nas oficinas de tricô.
A música e as artes performativas também terão expressão, com aulas e oficinas de danças, cavaquinhos, ukuleles e teatro, bem como a apresentação da revista “Maiores à Solta” (27 de novembro, às 19h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré), criada por 28 participantes do projeto Maiores no Teatro.
O Fórum Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, será espaço para a educação ambiental e saúde.
Destaca-se a Exposição “Arvoredo Urbano” (outubro a dezembro), dedicada à importância das florestas urbanas, e a exposição “As minhas bicicletas!” (29 de outubro, Coimbra), que presta homenagem à história e à paixão pelo ciclismo de Manuel Ramos.
A dimensão ambiental estará em destaque na iniciativa "Trocar É Chique" (feira de trocas e de venda, através de inscrição prévia) no dia 15 de novembro, quer com visitas e passeios de carácter interpretativo e científico, como o Passeio de Borboletas na Pateira de Frossos (16 de novembro) e a Visita ao Centro de Interpretação do Rio Águeda (3 de dezembro).
A Sala Estar, na Gafanha da Encarnação, celebra em dezembro o seu primeiro aniversário.
A data será assinalada no dia 19, com uma festa aberta à comunidade.
Até lá, a programação inclui oficinas práticas, como “Burlas Informáticas a Evitar” (31 de outubro) e “Como usar a App Saúde 24” (28 de novembro), dedicadas à literacia digital, segurança e autonomia.
Todas as sextas-feiras, às 10h00, realizam-se aulas de literacia digital para a utilização de computador.
Para além destas propostas, a programação inclui atividades regulares, entre elas aulas de dança, ritmos, hidroginástica, técnicas de relaxamento, oficinas de tricô, macramé, jogos tradicionais e estimulação cognitiva.
Paulo Macedo, Ana Figueiredo, Dino D'Santiago e Sofia Crisóstomo Silva passam a integrar o Conselho Geral da Universidade de Aveiro.
São cinco novos conselheiros externos à academia que tomaram posse esta terça-feira, dia 30 de setembro, como membros cooptados.
Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, foi eleito presidente do Conselho Geral para os próximos quatro anos.
A relação de Paulo Macedo e da Caixa Geral de Depósitos com a Universidade de Aveiro tem histórico, tendo sido recentemente reforçada com a assinatura de um Protocolo de Mecenato Plurianual com impacto significativo na valorização do ensino superior, da investigação científica e da inovação, bem como pela parceria estabelecida para a concretização da Nave Caixa UA.
Ana Figueiredo (Presidente Executiva da MEO); Dino D'Santiago (músico), Maria João Ruela(consultora para os assuntos sociais, sociedade e comunidades portuguesas na Presidência da República) e Sofia Crisóstomo Silva (grupo TRIVALOR) integram a nova composição a par do presidente Paulo Macedo.
Estreantes na função, à exceção de Sofia Crisóstomo Silva, que se mantém, os cinco conselheiros externos, de distintas áreas de ação, escolhidos pelos representantes da academia, integram agora o mais importante órgão de governo da instituição.
O Reitor Paulo Jorge Ferreira sublinha a “satisfação” da Reitoria por continuar a contar com a presença de membros externos no Conselho Geral.
Desejou felicidades a todos, afirmando a total disponibilidade para encontrar sempre as melhores soluções para as grandes questões estratégicas da Universidade.
O Conselho Geral é composto por 19 membros: 10 representantes dos professores e investigadores, três estudantes, um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão (TAG) e cinco personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade de Aveiro, com conhecimentos e experiência relevantes.
A Orquestra das Beiras participa na celebração do primeiro aniversário da Casa de Música | Quarteirão de Artes e Cultura em Aradas, atual local sede da orquestra.
Trata-se de um concerto especial pelo Quarteto de Solistas da Orquestra das Beiras, com início marcado para as 21h30, e sujeito à limitação dos lugares.
Recorde-se que a obra de requalificação do edifício “Casa de Música”, realizada pela CMA entre 2022/2024 com um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, permitiu a renovação e qualificação de todas as infraestruturas, a readaptação de espaços funcionais, o melhoramento das condições de acessibilidade, com o objetivo de dar uma nova vida a um espaço destinado à realização de atividades culturais.
A Casa de Música é hoje uma Casa de Cultura, onde se encontra instalado o Serviço de Ação Cultural da Câmara Municipal de Aveiro, um Polo de Leitura e a Orquestra Filarmonia das Beiras.
Colabora intensivamente com escolas de música e jovens músicos, organizando anualmente cursos internacionais de direção de orquestra e de música vocal, bem como estágios internacionais de orquestra sinfónica.
Atualmente, a OFB é dirigida pelo maestro Jan Wierzba.
Com um programa especialmente pensado para assinalar o primeiro aniversário da Casa de Música e o Dia Mundial da Música, o Quarteto de Solistas irá evocar a diversidade das linguagens musicais, a alegria do encontro e o poder universal da música a favor da coesão humana.
O Candidato do Bloco de Esquerda denuncia “falhas graves” nos transportes públicos em Aveiro e volta a defender a remunicipalização.
João Moniz cumpriu o clássico passeio de autocarro em linhas de Aveiro.
Reuniu-se com utentes e ouviu diretamente as suas queixas e preocupações.
As críticas mais frequentes dos utilizadores incidem sobre “os recorrentes atrasos das carreiras, que em alguns casos já causaram problemas sérios junto das suas respetivas entidades patronais”.
A estas queixas juntam-se a “supressão de horários sem qualquer aviso prévio, o que levanta sérias questões sobre toda a confiabilidade da operação de transportes públicos”, bem como “a sobrelotação recorrente nos horários da manhã e final de tarde, algo que torna o percurso quotidiano casa-trabalho-casa uma experiência desconfortável e mais um fator de deterioração da qualidade de vida”.
Os utentes referiram ainda “a falta de condições mínimas de proteção e conforto de muitas paragens de autocarro espalhadas fora do centro urbano”.
Perante este cenário, João Moniz recorda que “o tempo veio dar razão ao Bloco de Esquerda, quando rejeitámos o caminho de destruição da empresa pública de transportes durante os anos de Élio Maia. Da mesma forma que nos deu razão quando recusámos a privatização dos transportes públicos vendida por Ribau Esteves como uma inevitabilidade. Os grandes responsáveis por este estado lastimável de serviço público têm apenas um nome: o PSD/CDS, que ao longo de décadas o destruíram”.
“O Bloco de Esquerda defende a mobilidade como um direito e recusa a lógica de concessões ruinosas que entregaram milhões a privados para reduzir a oferta à população. É por isto que propomos a remunicipalização da AveiroBus e a criação de uma empresa pública intermunicipal de transportes capaz de garantir um serviço qualificado, com mais carreiras, horários ajustados às necessidades reais e preços mais acessíveis.”
Aveiro prepara a abertura de concurso público para a construção da nova escola secundária Homem Cristo.
Momento promete marcar a última agenda de Ribau Esteves em Aveiro na reunião de Câmara que encerra os 12 anos de mandatos autárquicos.
A autarquia abre concurso para a deslocalização da escola para a área da EB João Afonso, abrindo caminho a novos usos no atual estabelecimento de ensino.
O debate autárquico tem analisado este dossiê com oposição do PS à desativação da escola e à nova localização por se tratar de uma área reduzida entre a João Afonso e as antigas piscinas do Beira-Mar.
A reunião desta quinta vai adjudicar a requalificação do parque de campismo de São Jacinto.
O projeto de arquitetura para finalização do prédio inacabado na Avenida Dr. Lourenço Peixinho no gaveto com a Rua Eng. Oudinot; o acordo de parceria, entre os Municípios de Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos, no âmbito dos projetos Âncora da Estratégia de Desenvolvimento Local Costeira; os protocolos de colaboração para o Apoio à Gestão Escolar, a celebrar entre a Câmara Municipal de Aveiro e os sete Agrupamentos de Escolas e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro; os protocolos de colaboração para a implementação da Componente de Apoio à Família; o apoio socioeducativo a Alunos do 1.º CEB; protocolos com associações desportivas; gestão de resíduos e a gestão de obras públicas dominam a agenda.
É o dia em que a autarquia vai aprovar a minuta do protocolo para a criação e relocalização de apeadeiros na Linha do Vouga.
Oliveira do Bairro promove a iniciativa Idade Maior em Festa, para celebrar e homenagear a sua população com mais de 65 anos.
Do programa constam 23 atividades, distribuídas por 10 locais do concelho, de carácter lúdico, cultural e desportivo, com destaque para o almoço convívio “65 em Festa”, com animação musical ao vivo, que se realiza esta quarta-feira no Espaço Inovação, em Vila Verde.
As restantes atividades vão passar pelo Quartel das Artes, Biblioteca Municipal e Parque Desportivo Municipal, em Oliveira do Bairro, Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, polos de leitura da Palhaça e da Mamarrosa, juntas de freguesia de Oiã e Palhaça e pela sede da Associação de Melhoramentos da Mamarrosa.
A iniciativa Idade Maior em Festa tem como objetivos homenagear quem tanto contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do concelho, proporcionar-lhes momentos de alegria e confraternização e sensibilizar a comunidade para a temática do envelhecimento centrado no respeito e na dignidade da pessoa idosa.
A escolha do mês de outubro está relacionada com a celebração do Dia Internacional do Idoso e do Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinalam, respetivamente, a 1 e 28 de outubro.